Os deputados petistas, junto com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e moradores prejudicados pelo desastre de Brumadinho, entregaram nesta terça-feira (13) na Câmara dos Deputados o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as causas que provocaram o rompimento da barragem em Brumadinho.
Entre as 237 assinaturas que compõem o documento protocolado, consta a do deputado Helder Salomão (PT-ES). O parlamentar capixaba está engajado na causa, declarando apoio ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), grupo com o qual tem se reunido, assim como defende o aumento do valor da multa e da punição de empresas que cometerem crime ambiental por meio do projeto de lei 5513/18 que apresentou em 2016, ano em que a barragem de Mariana, também em Minas Gerais, rompeu, fez inúmeras vítimas e causou danos irreparáveis na natureza.
“Precisamos dar atenção ao que aconteceu três anos atrás em Mariana e se repetiu recentemente em Brumadinho. Foram crimes humanos e ambientais e isso não pode ficar assim. Os culpados precisam ser responsabilizados”, afirmou Helder Salomão.