Hoje foi dia de “banquetaço” em cerca de 41 cidades brasileiras que aderiram ao movimento contra o fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), que deixou de existir a partir da publicação da medida provisória (MP 870/19).
O Conselho teve importante papel na elaboração de políticas públicas para garantir segurança alimentar e nutricional, e na formulação de programas de erradicação da fome e da miséria no Brasil durante os governos do ex-presidente Lula e da ex-presidenta Dilma.
No Espírito Santo o mandato do deputado federal Helder Salomão (PT-ES) esteve presente à Praça Costa Pereira, ponto do protesto capixaba, enquanto o parlamentar participava do ato em Brasília.
De acordo com o deputado Helder, o “Banquetaço” é um ato de cidadania do povo brasileiro em defesa da alimentação saudável para todos. “Esse governo que incentiva o uso indiscriminado de agrotóxicos e venenos nos alimentos, é o mesmo governo que acabou com o Consea, que tanto contribuiu com políticas públicas para segurança alimentar. Os governos Lula e Dilma foram exemplos no combate à fome e à miséria, e hoje o País vive sob Estado de golpe, em que os direitos sociais estão ameaçados”, denunciou.