O ex-candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Fernando Haddad esteve reunido com a bancada do PT no Congresso Nacional, e afirmou que “essa reforma não vai gerar investimentos, vai trazer mais crise”, em pronunciamento sobre a reforma da Previdência (PEC 06/19) apresentada por Bolsonaro.
Haddad entende que a PEC defendida pelo governo pode levar o Brasil a uma crise sem precedentes, comprometendo a soberania nacional e aprofundando o desemprego e por consequência a miséria.
De acordo com o líder petista, o projeto do Bolsonaro é submeter o Brasil aos interesses estrangeiros, o que pode transformar o país, mais uma vez, em colônia de exploração.
O ex-prefeito de São Paulo lembrou ainda que Bolsonaro foi eleito com apoio de uma “monstruosa máquina de propaganda”, que lançou mentiras antes e durante a campanha presidencial. Ele destacou ainda que as inverdades continuam sendo divulgadas.
De acordo com Haddad, é preciso que haja união para impedir os retrocessos apresentados pelo governo. Segundo ele, a oposição no Congresso, os movimentos sociais, sindicais e populares precisam estar juntos para denunciar e enfrentar o desmonte.
Durante a reunião, Haddad criticou firmemente os ataques do governo às universidades. “É nas universidades onde se forja a identidade nacional, onde as grandes questões do país são debatidas. O patriotismo é forjado ali, forma crítica. É na universidade onde se avaliam os remédios para sarar as deficiências do País”, afirmou.