Os estudantes camponeses estão a um passo de comemorarem uma vitória importante para a educação do campo. A Comissão de Educação do Senado aprovou o PLS 184/17, que inclui a Pedagogia da Alternância na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394).
O projeto é de autoria do deputado Helder Salomão (PT/ES), e tem o objetivo de reduzir a evasão escolar e garantir ao jovem do campo uma educação que respeite as especificidades da sua região.
O deputado comemorou a votação no Senado e destacou que “o reconhecimento da Pedagogia da Alternância na Lei de Diretrizes e Bases da Educação vai possibilitar que as escolas que adotam esta metodologia tenham mais apoio financeiro da União, estados e municípios”.
De acordo com o parlamentar capixaba, “os estudantes do campo precisam de uma educação que respeite as peculiaridades camponesas, que seja adaptada aos períodos de colheita sem atrapalhar os estudos. Precisamos valorizar os estudantes do campo e dar a eles condições de estudo e oportunidades para que não sejam obrigados a sair de suas localidades rurais para as cidades”, defendeu o congressista.
De acordo com o autor da proposta, no Brasil existem muitas escolas que adotam a prática educacional, entre elas a Escola Família Agrícola (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFRs). Contudo, ele afirma que, mesmo diante da necessidade de se empregarem metodologias e estratégias específicas para as comunidades do campo, alguns estados relutam em reconhecer a efetividade e a legitimidade da Pedagogia da Alternância.
A pedagogia da Alternância é uma experiência que nasceu na França na década de 30, que chegou ao Brasil nos anos 60, e permite intercalar um período de convivência na sala de aula com outro no campo para diminuir a evasão escolar em regiões camponesas.
Agora o projeto segue para votação no plenário do Senado.