O deputado federal Helder Salomão (PT-ES) participou na manhã deste domingo (18), da 19ª celebração Afro Popular Inter-religiosa realizada no sítio histórico do Queimado no município de Serra, em comemoração aos 169 anos da Revolta de Queimado.
O evento realizado pelo Fórum Chico Prego, neste ano trouxe como tema “O sangue dos mártires de Queimado exige: parem de matar a juventude negra”, escolhido com o objetivo de chamar a atenção da população para a realidade de violência contra o povo negro e relembrar o ato heroico dos negros que foram escravizados.
A celebração ocorreu às 9 horas, após caminhada que aconteceu à 00 hora, partindo de Serra, rumo ao sítio histórico, com a participação de membros das religiões de matriz africana e das igrejas cristãs católica e protestante.
O deputado Helder destacou a importância da atividade e da luta do povo negro por reconhecimento, espaço e respeito. “A Insurreição de Queimado foi o maior movimento contra a escravidão aqui no Estado. Uma luta que merece todo o nosso apoio e respeito. A celebração foi um belíssimo ato histórico, cultural e de fé”, declarou o parlamentar.