O deputado federal Helder Salomão (PT-ES) esteve na tarde desta quinta-feira (11), em Brasília, no Fórum Nacional de Educação do Campo, que até o próximo dia 12 vai debater temas relacionados ao fechamento das escolas do campo, a precarização do programa Escola da Terra, as ameaças à liberdade de expressão e o corte nos recursos para para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.
O parlamentar, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, colocou o colegiado à disposição e pontuou que o país vive um período difícil e que exige “capacidade de resistência, resiliência, luta e muita capacidade de buscar a unidade”.
Ainda durante sua fala, o deputado se posicionou sobre a importância da educação para a formação do ser humano e sobre o seu projeto de lei em favor da educação do campo. “Eu apresentei um projeto que inclui a pedagogia da alternância na LDB, para que a metodologia seja aplicada e possa garantir qualidade de ensino para os estudantes camponeses”, declarou Helder Salomão.
O projeto apresentado pelo petista foi aprovado pela Câmara e aguarda ir a votação no plenário do Senado.
O deputado encerrou sua participação no fórum disponibilizado seu mandato em favor da causa, bem como reforçando a necessidade de resistir e defender o avanço das políticas públicas, e não o desmonte das mesmas.