“Se os prefeitos soubessem o quão valiosos são os pequenos negócios na gestão pública, todos investiriam em oportunidades para o segmento”, disse o deputado federal Helder Salomão (PT-ES), em sua palestra sobre desenvolvineto local, durante o IX Congresso Norte Nordeste da Pequena Empresa – Empreendedorismo com Inovação Tecnológica, na última sexta-feira (25), em Ilhéus, Bahia.
O parlamentar foi convidado a compartilhar sua experiência como prefeito de Cariacica (2005 a 2012), cidade do Espírito Santo que ficou conhecida nacionalmente pelo incentivo aos pequenos negócios.
De acordo com o deputado, “quando assumi a prefeitura, a cidade era desacreditada, tanto que ninguém queria se estabelecer por lá. Desenvolvemos uma política de oportunidades e incentivo ao micro e pequenos empresário, e deixamos a prefeitura, 8 anos depois, acumulando alguns prêmios de prefeito empreendedor”.
O congressista capixaba explicou que entendeu a força que têm os pequenos negócios, maiores geradores de emprego e renda do Brasil, e que se fossem incentivados, certamente promoveriam o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Cariacica se tornou um ambiente favorável ao empreendedorismo. Foi pioneira no Brasil ao aprovar a lei da MPE, desburocratizou os tramites para abertura de empresas e assim passou a abrigar micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e também grandes marcas.
Fora da gestão municipal há seis anos, Helder Salomão é ddeputado federal e continua atuando em defesa do segmento que acredita ser um grande impulsionador da economia nacional. “As micro e pequenas empresas são bandeira do meu mandato. Defendo todas as oportunidades e condições para que eles se estabeleçam e continuem gerando emprego e renda para o brasileiro, bem como movimentando a economia local e o desenvolvimento social”, declarou o deputado.
Sua última atuação de destaque é recente. Helder Salomão foi um forte articulador no Congresso Nacional pela derrubada do veto ao Refis, imposto pelo presidente Michel Temer. “Participei de reuniões e articulei a derrubada do veto ao Refis. Um ação injusta, seletiva e prejudicial aos pequenos, provocada pelo presidente que atropela o segmento e beneficia os grandes empresários. Conseguimos que micro e pequenas empresas possam refinamciar suas dividas”, finalizou o deputado Helder.